Feliz Día de los Muertos

3 nov

dia-de-los-muertos-big

Oi, gente!

Eu sei que deveria ter publicado esse post ontem, mas eu fiquei tão envolvida pela pela história e pela tradição dessa celebração, que quando vi, já era dia 3. Mas o que vale é a intenção, né?

Acho que a maioria de vocês não sabe, mas metade de mim veio do México. Meu pai era mexicano, nascido em Guadalajara e devoto de Nossa Senhora de Guadalupe (como todo bom mexicano). E, apesar dele ter partido muito cedo, eu ainda me lembro de muitas tradições que ele trouxe da sua terra natal. Uma delas era a comemoração do Dia dos Mortos. Sim, eu disse comemoração. No México, o dia dos mortos é sinônimo de festa.

Dia dos Mortos Capa

Do dia 31 de outubro a 2 de novembro não só as casas, como as ruas e os cemitérios são decorados e enfeitados para as festividade. O Dia dos Mortos é uma das festas mais animadas do México pois, para os mexicanos, nesta data os mortos retornam para visitar seus parentes.

2nov2012---guatemalos-visitam-cemiterio-em-san-antonio-aguascalientes-guatemala-em-que-se-celebra-o-dia-de-finados-ou-dia-dos-mortos-no-mexico-1351832173206_956x500

Eu me lembro de ir, bem pequena, para a casa de alguns amigos do meu pai, que mesmo no Brasil, mantiveram a tradição de comemorar o dia dos mortos. A decoração era feita com serpentinas, guirlandas, flores e as características caveiras estilizadas mexicanas.  Uma coisa que me chamava muita atenção era o altar dedica aos mortos. Além de ser bem colorido, o altar continha fotos e os objetos favoritos do ente querido. Há quem coloque o prato e a bebida favoritos do morto como oferenda.

Altar de Muertos

Durante todo o período das festividades, os parentes e amigos contavam histórias divertidas sobre a pessoa que faleceu. É proibido ficar triste no dia dos mortos. Há música, cantoria, bebedeira e muita comida. Os meus favoritos eram o Pão de Morto, que nada mais é do que um pão doce polvilhado de açúcar e as Caveirinhas Doces, que também são feitas de açúcar.

page

Apesar de toda estranheza que causa, o Dia dos Mortos é uma celebração muito bonita. É uma forma de honrarmos e lembrarmos dos nossos mortos com carinho. Mesmo que você não faça uma festa, tente se lembrar das coisas boas, das memórias divertidas, das situações engraçadas. Porque a saudade sempre vai existir, mas as lágrimas são opcionais.

SAMSUNGSaudades!

Beijos,

Laura.

Deixe um comentário

